Tadeu Paisan - Funcionalidade e beleza


O design de Tadeu Paisan prima pela funcionalidade, pela mistura acertadíssima de elementos clássicos, como a palhinha e a estampa Missoni, por exemplo, com linhas modernas e despojadas, e pela execução primorosa, fatores que resultam em móveis e objetos eternamente modernos e resistentes. Conheça mais desse talentoso designer na entrevista abaixo.

MF - A seu ver, o que identifica o design brasileiro, atualmente? TP - Peças que sejam muito bem pensadas, com muita qualidade, que tenham função e que se adaptem aos mais diversos estilos de decoração.

MF - De acordo com a trendsetter Li Edelkoort, o artesanal terá um papel cada vez mais representativo na moda e no design. Como essa questão se reflete no seu trabalho?

TP - Em meus projetos, sempre gostei muito de trabalhar com produção artesanal, quando tenho possibilidade; imagino que as peças sempre ficam mais peculiares e mais exclusivas, e também vejo essa necessidade no design, para que possamos ser diferentes e não fiquemos na mesmice.

MF - Quais fatores são essenciais para que um objeto ou um móvel de design seja atemporal?

TP - Basicamente, que tenham função e, como disse anteriormente, que se adaptem a diversos estilos de decoração e, ainda, que não sejam produzidos com materiais de modismos. MF - É possível dizer que algumas de suas criações poderiam representar um estilo clássico/contemporâneo? TP - Sim, mas imagino que sejam melhor classificadas como contemporâneas e, até mesmo, mais orgânicas. MF - De que forma é abordada a questão da sustentabilidade, em seu trabalho? TP - Não uso, em hipótese alguma, madeiras que não sejam provenientes de áreas reflorestadas, que não tenham procedência e que não sejam certificadas, além de usar sempre acabamentos não poluentes. MF - A versatilidade, o conforto e a brasilidade são marcas bem definidas no seu design. Quais são os elementos que você utiliza para chegar a esse resultado? TP - Procuro usar o máximo possível da criatividade e depois uso a razão para colocá-los em produção. MF - No design brasileiro, quem merece sua admiração? TP - Muitos, pois não é tão simples ser designer no Brasil. Mas, entre tantos, claro, Sérgio Rodrigues, Pedro Mendes e um novo amigo, o Ronald Sasson. MF - E no design internacional? TP - Sem dúvida, Hans Wegner. MF - Linhas retas, linhas sinuosas, ou ambas? TP - Todas possíveis! MF - A durabilidade é fundamental na produção de um móvel ou de um objeto de Tadeu Paisan? TP - Com certeza, pois acredito em mobiliário atemporal sempre!

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis