Design Brasileiro: Moderno e Contemporâneo

E até o dia 13 de julho, no espaço Caixa Cultural, em Brasília, acontece a exposição Design Brasileiro Moderno e Contemporâneo, com grandes nomes do design, como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Zanini de Zanine, Carlos Motta, Rodrigo Almeida, Domingos Tótora, Oscar Niemeyer, Maneco Quinderé, Irmãos Campana, Sergio Rodrigues, Paulo Mendes da Rocha, Jorge Zalszupin e Aida Boal, dentre outros. Antes que acabasse, fui conferir.

A exposição, que esteve em Berlim dois anos atrás, estava super bem organizada, e os vídeos em que os designers explicam seu processo criativo e discorrem sobre conforto, necessidade e funcionalidade, foram altamente proveitosos. Gostei muito de algumas peças, com a ressalva de algumas, belíssimas, mas que não cumpriam sua função.

Exemplo: uma poltrona é feita para sentar e não para apenas para ser vista, mesmo que provoque encantamento por seu apuro estético. Beleza e funcionalidade devem ser parceiras inseparáveis. Entendo que a criação passa por todas essas etapas: imaginar o objeto, viabilizar sua feitura e concretizar sua funcionalidade aliada à beleza.

Diversidade cultural, que resulta em materiais diversificados, reaproveitamento, imaginação ilimitada, conforto perceptível ao olhar, foram fatores dominantes nesta exposição. As fotos abaixo fornecem uma pequena amostra disto.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis