Um copo de cólera


Outro dia, conversando com um amigo recente, perguntei: Você conhece Raduan Nassar? Ele conhecia. Falamos um pouco sobre os três livros de Raduan: Um copo de cólera, Lavoura Arcaica e Menina a Caminho. Aí comentei sobre uma entrevista do Raduan, na qual ele afirmava que uma criação de galinhas valia tanto quanto uma obra literária. O amigo disse que o escritor criava coelhos no interior de São Paulo; eu sempre imaginei que fossem galinhas, mas...enfim, lembrei do livro e o localizei aqui em casa. Vê-se que ele não é novo, tem até um amassadinho capa, sinal que ele foi lido, manuseado, gostado.


O fato é que Raduan Nassar é um ótimo escritor e todos os seus livros são marcantes, inesquecíveis. Outra dica: o filme Lavoura Arcaica, também é ótimo. Pena que ele tenha abandonado a literatura há algumas décadas, para se dedicar à criação de coelhos ou de galinhas (agora fiquei na dúvida e não vou googlar).


E Um copo de cólera é um jorro verbal, uma barragem que se rompe, um copo que transborda, um diálogo agudo, tenso, às vezes terno, derramado, duro, sofisticado... ah, o que mais? Demolidor.



  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis