
Bom, estes bolinhos são super simples, econômicos e deliciosos. A receita original é de um folheto do Pão de de Açúcar, mas fiz pequenas mudancinhas e achei que ficaram melhores.
Para ser sincera, já nem me lembro da receita original e faço sem consultar nada, só na vaga lembrança e na invenção. E dá muito certo sempre. E, sim, eu sei que a receita original de bolinho de bacalhau não leva queijo parmesão, mas testei e ficou ótimo, então...
Para acompanhar um cozumel e molho tártaro. Ou um vinho, um suco natural, uma salada verde.
Ingredientes:
2 bandejas pequenas de bacalhau seco, desfiado (entre 250 e 270 gramas, cada)
4 batatas grandes
50 gramas de queijo parmesão ralado
1 ovo
Salsinha picada
Sal a gosto
1 cebola média ralada
Pimenta-do-reino (de preferência moída na hora)
1 pimenta bode fresca, picada em pedacinhos
1 colherzinha de café de tomilho
Farinha de rosca
Modo de fazer:
Coloque o bacalhau de molho na água fria. Troque a água duas vezes, num intervalo de 1 hora (ou menos). Escorra. Afervente o bacalhau por 5 minutos. Escorra. Aproveite a mesma água para cozinhar as batatas na panela de pressão, depois de lavadas. Coloque o bacalhau dentro de um pano de prato ou um saco de tecido e esfregue de um lado para o outro, até ficar bem desfiado. Escorra, descasque as batatas e passe pelo espremedor em uma bacia ou tigela, misturando bem todos os ingredientes. Acerte o sal. Passe na farinha de rosca.
Frite em óleo bem quente (coloque uma colher de azeite no óleo). Escorra em papel absorvente (costumo guardar os sacos de pão e utilizo nas frituras). Pronto.
Rendimento: Aproximadamente 30 bolinhos