A incrível torta de limão da Sílvia



Esta receita foi passada por uma amiga e, com certeza, é a melhor torta de limão que já comi até hoje. Não é difícil fazê-la, mas, quando fiz na minha batedeira, o suspiro não ficou tão firme. Sim, parece que marcas e modelos de batedeiras também influenciam no resultado das receitas. A amiga, no entanto, faz esta receita sempre (muitas vezes prepara até cinco de uma só vez e congela, pois ela deve ser guardada no congelador e retirada só para servir). A da foto foi feita por ela, que me presenteou com a delícia.


Então, aí vai a receita, passada com todos os detalhes, escrita pela amiga.


MASSA:


Ingredientes:


2 gemas

3 ¹/² colheres de manteiga ou margarina

2 colheres de açúcar

1 pitada de sal

1 colher de sobremesa de pó Royal

1 xícara rasa (café) de leite

1 chávena bem cheia de farinha de trigo (o ponto é até a massa se soltar das mãos)


Obs: Misture calmamente com as mãos os ingredientes acima, como se estivesse brincando com uma massinha de modelar. Enquanto isso, ir adicionando pequenas porções de farinha de trigo, aos poucos. Continue misturando e amassando esses ingredientes. Coloque umas gotinhas de leite, continue misturando e amassando. A massa estará no ponto quando se soltar das mãos. E dará para perceber que é uma massa oleosa.


Com a ponta dos dedos, ajeite a massa cuidadosamente, "forrando" todo o pirex (de preferência, redondo e transparente), subindo as laterais até as bordas. Cuide para que não fique grossa.


Leve para assar, em temperatura branda. Fique atenta, porque a massa assa rapidamente. Ao ficar com as bordas levemente coradas, retire a massa do forno e passe para a outra etapa.



CREME:


1¹/² lata de leite condensado

¹/² xícara de chá de caldo de limão


Não cozinhe, só misture os dois ingredientes num pirex. O limão não vai coalhar o leite condensado. Mas, no primeiro contado, parece também que esses dois ingredientes não irão se integrar. É preciso ficar misturando e aguardando um pouco. Incrivelmente a massa vira uma mistura, como se tivesse sido engrossada com maizena, mas é só mesmo a mistura de limão e leite condensado. Coloque as porções com uma colher e espalhe com uma espátula sobre a massa já assada.


SUSPIRO:


Com as duas claras que sobraram da massa, faça um suspiro. Use 6 colheres de açúcar refinado, que deve ser colocado aos poucos. Esse é o ponto do suspiro que dá para fazer uns "morrinhos " usando o garfo, que ficam bonitos gratinados. Se colocar mais açúcar, o suspiro fica pesado e liso. Levar ao forno para gratinar.



REVENDO A MONTAGEM DA TORTA:


1. Ajeitar a massa crua no pirex e levar ao forno para assar.


2. Depois de assada levemente, com as pontas coradas, espalhar sobre a massa o creme feito com o leite condensado e o suco de limão.


3. Por fim, espalhar o suspiro sobre o creme. Decorar o suspiro, fazendo movimentos com o garfo, formando "morrinhos".


4. Levar ao forno para gratinar, em temperatura média, até que as pontinhas dos "morrinhos" fiquem coradas.


5. Adicionar raspas de limão sobre a torta. (lave e rale a casca do limão)


Observação final: O suspiro espalhado por cima não deve ser mais espesso do que a massa clara de leite condensado. Guarde no congelador, coberta por papel-alumínio e só retire para servir.


Rendimento: 2 receitas dão três formas rendondas de pirex.












  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis