Moussaka!

Pratos que levam berinjela, batata, tomate e queijo só podem mesmo ficar muito bons. E o melhor: com aqueles ingredientes que todo mundo tem em casa. Melhor ainda: o preparo é bem simples. E mais: delicioso e bonito. O que mais se pode pedir de um prato? Ok, que não engorde. Ah, mas assim também já é pedir muito. Claro que não dá para comer todo dia. Talvez nem toda semana. Mas compense fazendo exercícios físicos. Compensa. Anotem aí:


INGREDIENTES:

150 gramas de berinjela

100 gramas de batata

250 gramas de patinho moído

125 gramas de polpa de tomate

¹/² cebola

1 dente de alho

70 gramas de queijo parmesão

Azeite de oliva

Sal

Pimenta do reino

25 gramas de manteiga

25 gramas de farinha de trigo

300 ml de leite

Noz moscada/ Canela em pó

Salsinha

MODO DE PREPARO:


Lavar as berinjelas e as batatas. Cortar as berinjelas em rodelas de 1 cm, colocar sal e deixar repousar uns dez minutos. Descascar as batatas e cortar em rodelas de 1 cm. Frite as batatas com um pouco de azeite, até que estejam cozidas e coloque em um recipiente com papel absorvente. Reserve. Em seguida, frite as berinjelas e também coloque em um recipiente com papel absorvente.


Depois de picadinhos, a cebola e o alho devem ser refogados. Acrescente a carne moída e, quando ela estiver cozida, acrescente a polpa de tomate, a salsinha, o sal e a pimenta e deixe reduzir.


Para o Bechamel, derreta a manteiga e adicione a farinha; acrescente o leite e deixe engrossar, sempre mexendo com um fuet. Adicione o queijo ralado e a noz moscada raspada e, quando derreter, retire do fogo. Deixe amornar.


Monte a moussaka, colocando uma camada de batata, metade da carne, uma camada de berinjela, a outra metade da carne, finalizando com o Bechamel e o queijo parmesão. Leve ao forno a 180 graus por 45 minutos ou até dourar.



(Receita do chef Saulo Prates, fotos de Sílvia de Souza)

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis