Torta Ratatouille

Bom, só para dar um seguimento aos pratos salgados, aí vai a receita da Ratatouille. Sim, a receita da massa é a mesma da massa de Quiche Lorraine, que também pode ser usada (com um pouquinho mais de açúcar) como base para torta de maçã ou de limão. Esta receita também é do Saulo Prates, que comanda o Espaço Gourmet da Camicado, produzindo delícias e mais delícias semanalmente. (Fotos de Bruno Karim)

MASSA:

50 g de açúcar

1 gema

5 colheres de sopa de água

250 g de farinha de trigo

125 g de manteiga gelada

sal

RECHEIO:

2 abobrinhas italianas (em fatias)

2 berinjelas em fatias (que deve ser fatiada, salgada, levada a descansar durante 30 minutos e, depois, enxaguada para tirar o sal)

4 tomates bem vermelhos, grandes, em fatias

200 ml de molho de tomate

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o sal e a manteiga, misture até obter uma farofa. Junte o açúcar, a gema e a água, amasse muito bem até a massa ficar homogênea. Leve a geladeira por 30 minutos, coberta com um saco plástico. Gratine a abobrinha e a berinjela numa frigideira com teflon e reserve. Abra a massa em uma forma de fundo removível, coloque o molho de tomate e o recheio e leve ao forno pré-p.aquecido a 180º. Asse por aproximadamente 40 minutos.

P.S. Monte alternando o tomate, a abóbora e a berinjela (foto abaixo).

(Fotos de Bruno Karim)

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis