Ora, pipocas!


Acho que todo mundo já percebeu que frequento aulas de culinária. Tem sido uma ótima distração e um útil aprendizado, pois o chef Saulo Prates tem como lema "rapidez, economia, praticidade, sabor e beleza". Pegando um restinho de junho para evocar as festas juninas (a aula em questão foi na última quinta, ele tirou da manga duas maravilhas: a pipoca gourmet e atemporal maria-mole da sua, da minha, da nossa infância.


PIPOCA GOURMET


INGREDIENTES:


1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de milho de pipoca

1/2 de óleo

1/2 de leite em pó


PREPARO: Junte o milho, o óleo e a água e leve ao fogo médio até começar a estourar, coloque o açúcar e mexa sem parar (use uma panela comum ou uma pipoqueira (aquelas antiguinhas, de alumínio são ótimas (Se alumínio faz mal? Até hoje eu nunca soube de alguém que tivesse morrido ou contraído uma doença grave por utilizar panelas de alumínio). Sacudir a panela tampada também dá super certo. Quando parar de estourar, coloque em uma forma e polvilhe o leite em pó. Desgrude as pipocas utilizando garfos.

DICA: Vou experimentar misturar Ovolmaltine no leite em pó. Afinal, o que não fica bom com Ovomaltine?


MARIA MOLE


INGREDIENTES:

12 gr de gelatina sem sabor (em saquinho)

120 ml de água quente

220 gr de açúcar

100 gr de coco ralado sem adoçar


Preparo:


Hidrate a gelatina com a água quente. Depois leve ao micro-ondas, de 10 em 10 segundos, durante 30 segundos, mexendo nos intervalos. Coloque na batedeira junto com o açúcar e bata até ficar firme. O resultado é um creme branco e consistente. Coloque em uma manga de confeiteiro, polvilhe uma forma com o coco ralado e modele a maria mole. Leve a geladeira por mais ou menos 01 hora ou até ficar firme.

Observação: Se quiser usar a gelatina com sabor, basta adicionar um pacote do sabor de sua preferência.



(Fotos de Bruno Karim)

I




  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
RSS Feed
Design, decoração, arte, móveis e objetos sustentáveis